barco vermelho a frente liderando barcos azuis

Gestão de pessoas: o maior desafio do empreendedor

Dentre todas as nuances de um negócio, a gestão de pessoas é o melhor e maior desafio do empreendedor.

Processos são os sistemas de atividades que fazem uma empresa funcionar. Essas atividades devem estar em constante avaliação e aperfeiçoamento. 

Por mais que seja uma rotina, os processos devem ser dinâmicos e adaptados às necessidades da empresa.

Assim como os processos, as pessoas também devem estar adaptadas às necessidades da empresa. Contudo, diferente dos processos, as pessoas não podem ser modificadas com facilidade. Aí entra o maior desafio do empresário.

 

Por onde começar a gestão de pessoas

O ato de gerir os colaboradores de uma empresa começa a partir do momento que um empresário escolhe uma pessoa para fazer parte de sua equipe.

O maior ativo que uma empresa pode ter são as pessoas. Portanto, selecionar bem quem vai estar com você, e principalmente, com a sua equipe, fará toda diferença. 

Da mesma forma, que as pessoas podem ser consideradas o maior ativo e proporcionar excelentes resultados. Se elas não estiverem adaptadas aos processos de uma empresa, elas serão a maior dor de cabeça.

Os processos precisam estar bem definidos, para que se possa avaliar se uma pessoa tem o perfil para fazer sua empresa prosperar. Ela deve ser compatível ou estar disposta a fazer parte da rotina do processo ou dos processos que ela vai desempenhar, caso contrário, você estará em maus lençóis.

A liderança é muito importante na gestão de pessoas

Além de compreender e definir os processos, o empresário necessita ter uma boa liderança. Quem almeja que seu negócio expanda e seja próspero, precisa aprender a delegar funções aos seus colaboradores. O empresário deve, mesmo que em pequenos negócios, ter uma liderança que atue em toda empresa.

colaboradores da Redde participando de uma atividade de integração
Líderes da Redde em um momento de interação com a equipe.

 

A liderança das pessoas deve ser especializada, e se um empresário tem um negócio ainda pequeno, esse é um papel que inevitavelmente ele deve desempenhar. Será necessário ao empreendedor saber adotar uma postura de líder.

É sem uma gestão das pessoas que compõem a sua empresa, que o empresário se vê no dilema: “A empresa só funciona se estou de olho, mas é eu por o pé fora que nada funciona certo”.

Uma liderança fará toda diferença. Se não há um líder, para dar direção a uma equipe uma empresa não consegue evoluir, ou irá evoluir as custas de todo esforço de uma única pessoa, o próprio empresário.

A liderança é o capitão de um navio, é ela quem irá orientar os marujos quanto a rota a ser tomada e motivá-los em meio a tempestade, evitando que uma embarcação navegue sem chegar a lugar algum.

Pontos fundamentais para gerir uma equipe

Podemos observar então dois pontos fundamentais para gerir a equipe:

Primeiro, escolher pessoas que estão dispostas a contribuir com a rotina de trabalho. Depois, treiná-las e padronizá-las ao modo operante da empresa. 

Se você não conhecer seus processos não será possível selecionar pessoas que sejam adequadas às funções da sua empresa. Além disso, também não conseguirá supervisionar com qualidade as atividades.

Segundo, ter uma figura de liderança. O líder de uma equipe é como uma fonte de apoio, ele inspira o time, faz com que as pessoas se sintam encorajadas a buscar melhoria na sua rotina e tenham liberdade de expor suas dificuldades.

No entanto, existem aspectos que são característicos do indivíduo, e muitas vezes só serão percebidos nas rotinas do dia a dia. Por isso é tão importante saber quem você está contratando.

Não adianta querer ajudar o irmão, por exemplo, sem ter o mesmo cuidado no seu processo seletivo que se deve ter com um desconhecido. Por mais que você queira ajudar um ente querido, isso pode prejudicar a imagem da sua empresa. Além de poder desmotivar seus funcionários, que não vão querer se enquadrar nas rotinas de sua empresa.

Os processos você pode padronizar. As pessoas você precisa treinar, supervisionar, atribuir funções e avaliar. Se seus colaboradores não estiverem engajados com os objetivos da sua empresa, você ficará sozinho no barco.

Andrea Campelo Consultora Plena da Redde

Compartilhe nas redes sociais:

Veja também: