Departamento financeiro: quais rotinas não podem faltar?

Departamento financeiro: quais rotinas não podem faltar?

 

Se você tem dúvidas se o seu departamento financeiro está bem estruturado ou tem certeza de que ele pode ser melhorado, confira a seguir as nossas recomendações.

Antes de partir para as dicas, é importante destacar que para ter uma eficiente gestão financeira em seu negócio o primeiro passo é a separação da natureza entre contas pessoais das contas da empresa (caso as contas ainda se misturem). Pode parecer uma simples dica ou até óbvia, mas essa prática ainda é muito comum, principalmente entre os pequenos negócios.

Em segundo, tenha claro o objetivo do seu negócio, pois para alcançá-lo, alguns investimentos se farão necessários durante o caminho. Para essa definição de objetivos, a clássica ferramenta de gestão: Missão, Visão e Valores, poderá te auxiliar fortemente durante seu planejamento estratégico.

Feito isso, é hora de analisar como estão seus processos  internos, especialmente o seu departamento financeiro que é a base de sucesso da sua empresa.

Para verificar se a sua empresa está caminhando para atingir os resultados desejados, confira as recomendações e as rotinas que minimamente precisam estar presentes no departamento financeiro.

 

Departamento financeiro: quais rotinas não podem faltar?
Existem algumas rotinas essenciais que o seu departamento financeiro precisa seguir.

 

1- Tenha processos financeiros bem definidos

 

Para aumentar o seu nível de eficiência financeira minimamente a sua empresa precisa de processos de Contas a Pagar e Contas a Receber bem estruturados.

Além de definir um responsável, chamado de dono do processo, para assumir cada um ou ambos os processos (no caso de pequenas empresas) e dentro de cada processo deve haver algumas rotinas cruciais para o gerenciamento do seu negócio que serão abordadas a seguir.

 

2- Registre todas as entradas e saídas 

 

Fazer o lançamento de todas as contas recebidas e que estão a receber é primordial para o controle sobre o seu faturamento e sobre o fluxo de caixa da empresa. Assim como também é preciso registrar as contas a pagar, fazendo o lançamento das compras e todas as despesas fixas e variáveis do negócio, registrando também o prazo de pagamento de cada uma.

Para que a sua empresa consiga realizar todos os registros de entradas e saídas é necessário ao menos uma planilha de gestão financeira.

Todavia, é importante destacar que à medida que a empresa se expande, a planilha financeira já não supre mais as necessidades do negócio, devido ao grande volume de lançamentos, armazenamento e limitações da planilha.

Nesse caso, recomendamos um sistema ERP que possua módulos financeiros sólidos para a utilização do seu negócio um sistema de gestão financeira.

 

3- Estabeleça rotinas de supervisão 

 

Independente de realizar o registro em planilha ou diretamente no sistema de informação, é fundamental que o financeiro possua um processo de supervisão. Os gestores precisam fazer auditorias para verificar se os dados estão sendo diariamente lançados e também verificar a qualidade dos lançamentos. 

Além disso, algumas atividades requerem maior atenção e cautela. Por exemplo, a compra de materiais e insumos de alto custo precisam da pré-aprovação da direção. A pré-aprovação pode ser por meio de um plano de contas bem estruturado junto à composição do orçamento com teto de gastos para o pagamento de tais despesas.

Essa aprovação também deve ser feita para os casos não estejam pré-aprovados e em casos de manutenção de equipamentos com intuito de aumentar o controle dos gastos do negócio. Assim como é importante inserir nas auditorias periódicas a conferência das notas fiscais de entrada e saída e os resultados recebidos na empresa após aquisição desses bens ou serviços.

 

4- Faça conciliação bancária

 

A conciliação bancária trata de uma checagem se o que está sendo lançado na planilha ou em sistema está de acordo com o extrato bancário da empresa. Essa rotina é fundamental para todos os tipos e tamanhos de organização para evitar fraudes, minimizar as inconsistências como também evitar prejuízos imediatos e futuros por tomada de decisão pelo gestor com base em dados irreais.

Fazer conciliação bancária via planilha é uma tarefa extremamente manual, portanto está mais suscetível a erros bem como também é mais complicado do que feito via sistema de informação.

Pelo nível de dificuldade os pequenos negócios tendem a não fazer a conciliação utilizando planilhas financeiras, o que é um grande equívoco. Se o seu negócio possui grande movimentação financeira e para você (ou seu financeiro) é quase impossível conciliar as contas com a planilha, quer dizer que ele está expandindo seu negócio e talvez seja a hora de investir em um sistema de gestão financeira.

 

5- Formate a gestão de cobranças 

 

Essa rotina deve estar presente em qualquer departamento financeiro, especialmente nos negócios que tem como forma de pagamento boletos bancários.

É preciso não só estabelecer uma rotina de envio dos boletos antes do vencimento como também definir uma periodicidade para realizar a cobrança para os clientes que se encontram inadimplentes. 

É importante evidenciar que as regras (já estabelecidas) sobre os encargos de juros e multa estejam previamente expressas nas cláusulas contratuais, que o cliente por sua vez terá ciência e dará o aceite no serviço ou na aquisição do produto. 

 

6- Acompanhe relatórios gerenciais

 

Após a implementação das recomendações e rotinas explanadas, avaliar os resultados financeiros é imprescindível e para essa etapa os relatórios gerenciais serão a base para essa avaliação de esforços. 

Caso sua empresa ainda não faça uso de um sistema de informação, é possível encontrar algumas planilhas gratuitas que permitem a visualização de relatórios como:

  • Demonstrativo de Resultado do Exercício
  • Demonstrativo de Fluxo de caixa

Algumas planilhas ainda permitem uma visualização do faturamento por meio de dashboards.

Contudo, se você já possui um sistema de informação gerencial, a emissão de relatórios e a integração dos dados lançados permitirá uma gestão financeira mais precisa e simplificada. 

 

Dandara Araújo Consultora Junior

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