Digitalizar o seu negócio: uma questão de sobrevivência

Digitalizar o seu negócio: uma questão de sobrevivência

 

Não tem escapatória. Se a sua empresa quer ser competitiva e sobreviver aos próximos anos, você precisa digitalizar o seu negócio. 

Se a sua empresa possui processos informais, com muito uso de papeis, pastas físicas para controles e pessoas resistentes a novas tecnologias, saiba que ela está em risco existencial. 

Estamos na segunda década do Século XXI, onde dados nunca foram processados tão rapidamente, gerando informações praticamente instantâneas. O ambiente de negócios também se apresenta como extremamente competitivo e imprevisível, exigindo respostas rápidas das empresas que querem sobreviver.

 

Digitalizar o seu negócio: uma questão de sobrevivência
A digitalização das informações é um modo de tomar decisões melhores e mais rápidas.

 

O que é digitalizar o negócio?

 

De uma forma bastante objetiva, digitalizar o negócio nada mais é do que aplicar recursos tecnológicos na empresa para obter melhor um desempenho dela. Simples assim! 

Muitas pessoas que empreenderam há muitos anos e cujas empresas seguem atuando como se ainda estivéssemos em décadas passadas, podem até relacionar a tecnologia com altos investimentos. Se você pensa assim, esqueça isso! Graças aos avanços tecnológicos, hoje é possível digitalizar muitas das atividades de uma empresa gastando muito, muito pouco.

Digitalização do negócio também não significa, necessariamente, acabar com atividades e atendimento ao cliente na forma presencial. Porém, com a digitalização, essas atividades presenciais garantem melhores resultados e experiência para os clientes.

O que a empresa ganha no processo de digitalização?

 

1. Melhor aproveitamento da equipe

Trabalhar muito nem sempre significa trabalhar bem. Se as horas que as pessoas dedicam no trabalho não resultam em uma operação eficiente, clientes satisfeitos e crescimento do negócio, algo precisa ser revisto.

Empresas pouco digitalizadas certamente possuem muitas oportunidades de melhoria a nível de processos organizacionais. É como se, sem processos otimizados, a empresa funcionasse como uma máquina barulhenta, gastona e que no final do dia não produz grandes resultados, além de problemas e erros durante a operação. 

Otimizando os processos com a digitalização de atividades através do uso de sistemas, a empresa, e as pessoas que nela trabalham, passam a entregar melhores resultados com menos esforço e pouca ou nenhuma incidência de erros.

2. Redução de custos

Seguindo a lógica do melhor aproveitamento, se uma empresa utiliza melhor os seus recursos, naturalmente ela gastará menos. Se antes alguma pessoa passava horas realizando algum levantamento manual, com um ERP esse mesmo levantamento pode ser feito em questão de minutos, para não falar em apenas segundos. 

Esse tempo economizado numa atividade facilmente realizável por um sistema pode ser melhor empregado noutras tarefas com maior valor para a empresa. Multiplicando essa otimização por outros tantos colaboradores ao longo de um ano inteiro de trabalho, a economia será visível. 

3. Melhor experiência para o cliente

A digitalização de um negócio pode beneficiar os clientes de muitas formas, desde a forma como ele adquire os produtos ou serviços oferecidos, até os processos de bastidores que garantem a satisfação deles na ponta. 

Um grande exemplo forçado pela pandemia de Covid-19 foi aquele restaurante que, ao invés de manter um salão para receber os clientes presencialmente, passou a investir numa estrutura de delivery com uma cozinha capaz de atender a essa demanda, numa estratégia de redução de custos com infraestrutura ao mesmo tempo em que ampliou o alcance do produto na cidade, levando maior comodidade aos clientes, melhorando suas experiências.

4. Decisões tomadas com base em dados

O uso de sistemas integrados de gestão no negócio, dentro do processo de digitalização, permite a rápida emissão de relatórios, além da visualização de dashboards que mostram indicadores de desempenho em tempo real. 

Nesse cenário, é muito mais fácil para quem está à frente do negócio tomar uma decisão baseada em fatos, nos dados disponíveis, em oposição à intuição. Dessa forma, a chance de tomar uma decisão de negócio ruim fica muito reduzida, pois há uma série de dados fornecendo base.

 

Rossano Varela Consultor Pleno da Redde

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