Entre os dias 23 e 25 de março, a Redde esteve na Expo Franquias Nordeste – EFN, Feira Oficial de Franquias do Norte e Nordeste em Fortaleza/CE.
Nós acompanhamos diversas palestras e eventos que trouxeram novidades e tendências do mercado de franquias e agora queremos compartilhar tudo com você.
Tendências do setor de franquias
De acordo com as estatísticas apresentadas na feira, o setor de franquias brasileiro faturou R$ 211 bilhões em 2022, representando 2,7% do PIB nacional. Esse dado confirma a força e a relevância do mercado de franquias no Brasil.
Outra tendência importante que observamos é o aumento da profissionalização das franqueadoras brasileiras.
Muitas delas estão criando holdings para melhorar a eficiência e o controle de toda a sua cadeia produtiva. Por exemplo, algumas empresas estão investindo em áreas como marketing, logística, arquitetura e TI, com o objetivo de oferecer um serviço ainda mais completo e eficiente aos franqueados e clientes.
Além disso, podemos notar um crescimento no número de conselhos de franqueados, que têm como objetivo aumentar a participação destes nas decisões da rede.
Essa medida é bastante positiva, pois ajuda a garantir a transparência e a colaboração de quem está mais próximo do cliente dentro da rede de franquias.
Perfil ideal de franqueado
Sabemos que não adianta apenas vender a franquia, você tem que vender para a pessoa certa. O franqueado deve ser apaixonado pela sua marca para que tenha um resultado expressivo.
A Cacau Show, por exemplo, possui hoje uma seleção de candidatos onde apenas 1% chega ao final e tem o perfil totalmente aderente à marca.
Por este motivo, não canse de falar sobre os valores da sua marca, o que vocês acreditam e qual a expectativa da franqueadora e do franqueado para os próximos anos.
Este alinhamento é importante para perceber se os dois estão no mesmo propósito e podem caminhar juntos.
Projeto de Expansão das franquias
Esta ação pode ser realizada a partir da captação de novos franqueados, mas também deve ser identificado o nível de maturidade e o desejo dos franqueados atuais de abrirem mais franquias.
Quando o empreendedor já possui o know-how do seu negócio, a curva de aprendizagem é bem menor para implantar novas unidades.
Dessa forma, o seu projeto de expansão de franquia não precisa basear-se apenas na captação de novos interessados.
Suporte ao franqueado
Os franqueadores reforçaram a importância de ter uma maior proximidade do novo franqueado nos 06 primeiros meses de operação. Alguns chamam de tratar o franqueado como se ele estivesse no “berçário”.
Suporte tem início, mas não tem fim.
Então, a franqueadora deve ter este acompanhamento próximo, buscando atender as dúvidas, medos e anseios do franqueado, inicialmente como uma força-tarefa.
Mas, a partir do 6º ou 7º mês, a tendência é que ele já se sinta mais seguro e consiga conduzir melhor a sua operação sem tanta intervenção da franqueadora.
As vantagens de expandir com franquias
O modelo de franquias permite que você cresça seu negócio em uma velocidade mais rápida. Os ganhos em escala e a facilidade em franquear um negócio são os maiores atrativos deste sistema.
Você acha que seu negócio daria uma boa franquia? Então veja como a Redde pode ajudar você aqui.
Mateus Azevedo – Head de expansão da Redde