“Eu não tinha visão clara do que e como aconteciam as coisas na minha empresa”, diz empresário

Infelizmente, é muito comum ouvirmos frases como estas na primeira conversa com empreendedores que buscam a consultoria de gestão de negócio. Hoje vamos contar um pouco da história da Ki-Pureza, uma empresa familiar que comercializa chás e temperos há 24 anos, na cidade de Natal-RN. 

 

O empreendimento começou numa feira livre e se tornou uma empresa consolidada na cidade. “Minha avó sonhou com tudo isso, meu pai realizou e eu tenho a missão de expandir esse sonho. Um dia ela levou meu pai para a feira livre, quando ele tinha 12 anos, e lá ele aprendeu tudo sobre ervas para chá e temperos e começou a vender. O que começou por necessidade, virou um negócio de família”, conta Marlon Maia, administrador da Ki-Pureza. 

 

A bela e inspiradora história do início do negócio, no entanto, precisou de ajuda especializada para não sucumbir às consequências de uma administração intuitiva. Ou seja, sem conhecimento de gestão. “Desde o início, o meu pai administrou o negócio de modo empírico, com muita força de vontade, pela necessidade, e tudo de modo muito intuitivo. Ele fez o melhor que pôde e, sim, deu certo. Mas, em 2021, quando eu deixei meu trabalho e assumi a administração da empresa, percebi que havia muita desorganização e muita coisa não funcionava exatamente”, relata Marlon. 

 

Marlon contratou os serviços de Lean Office e Lean Manufacturing porque tinha dificuldades em criar processos do dia a dia, desde os mais simples até os mais complexos, precisava otimizar sua produção e evitar desperdício de tempo de trabalho. “Na busca por uma empresa para nos dar uma consultoria, recebemos vários orçamentos. Eu acabei optando pela Redde por conta do atendimento e do diagnóstico que recebi. Os consultores e o diagnóstico foram muito empáticos, me ajudando a mapear e implementar melhorias nos processos, identificar as deficiências e assim traçar estratégias para solucionar os problemas”, resumiu. 

 

Conforme o jovem administrador, os setores de compras, pedidos, financeiro, estavam com falhas no funcionamento. Ele apontou que faltavam produtos, a rotina de pedidos não funcionava, havia um estoque deficiente, entre outros problemas. O principal desafio de Marlon, entretanto, era o de substituir seu pai. “Ele tinha todas as funções em suas mãos e era o único que sabia como fazer, o que era o maior problema. Então, eu não tinha noção do que e como aconteciam as coisas na minha empresa, embora tivesse certeza de que estávamos funcionando da forma errada”, explicou. 

 

Entusiasmado com os primeiros frutos da consultoria, Marlon diz que agora conhece a empresa da sua família e tem mais propriedade para gerir e dar seguimento aos planos que havia traçado. “Eu não sabia, por exemplo, que levava 7 segundos no processo de produção de um saco. E isso foi um dado extremamente importante para eu decidir comprar uma máquina que aumentou a eficiência e, consequentemente, diminuiu o tempo de produção em 3 segundos. Agora eu posso seguir com a expansão do raio de atendimento, que já era uma decisão que eu havia tomado, mas não tinha segurança para tornar realidade”, celebrou.  

 

Da necessidade ao empreendedorismo com propósito

 

A Ki-Pureza é um case de sucesso de negócio que começou por necessidade e passou a um empreendimento com propósito. Isto é, com uma visão clara do impacto que deseja causar no mundo e alinhar seus negócios com valores e objetivos significativos. Empreender com propósito dá significado ao trabalho diário e ajuda a manter a motivação mesmo em momentos desafiadores. É uma fonte de inspiração que impulsiona você a superar obstáculos e persistir em busca de seus objetivos. 

 

“Muito além do que tempero e chá, nós comercializamos memórias afetivas através deles. Explico: quando eu era criança, por exemplo, minha avó preparava uma papa de aveia com canela e o cheiro desse condimento era muito forte. Até hoje, sempre que estou perto do setor que faz o processo de moagem da canela, eu sinto o odor e logo me vêm vivas e boas recordações da minha avó. Também o cheiro orégano me traz memórias de momentos em família, porque sempre convivemos comendo pizza e a erva é um ingrediente que não pode faltar”, conceitua Marlon. 

 

Na Redde nós conectamos os empreendedores com os seus propósitos. Para isso, oferecemos mais do que presença, oferecemos proximidade, como relata o jovem administrador Marlon: “Além de me terem dando uma visão geral e clara da empresa e com pontuações do que e como poderia ser feito, o atendimento me gerou um sentimento de proximidade muito grande, pois tiveram muita empatia com meu negócio.  Agradeço, já recomendei e continuarei a recomendar os serviços da Redde”. 

Como Marlon Maia, centenas de outros clientes comprovam que não somos apenas uma consultoria para ajudar o empresário a sanar os gargalos e expandir a sua empresa. Nós temos o propósito de transformar empreendedores e seus empreendimentos. Isso, para nós, é crescer do jeito certo. Conecte-se com a Redde, clicando aqui.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja também: