Todo empreendedor sonha com um negócio de sucesso. Um mercado em alta e, portanto, tem se tornado uma ótima opção de investimento no Brasil são as franquias.
Isso porque os bons ventos estão soprando a favor do setor neste ano de 2023 e apontam que o faturamento do setor deve crescer em 9,5%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A projeção também indica aumento em mais de 4% no número de redes de franquias, 10% de operações e ampliação de 10% na geração de empregos — hoje as franquias empregam diretamente mais de 1.500.000 trabalhadores.
Essa expectativa não é por acaso. Atualmente o faturamento do setor representa 2,7% do PIB brasileiro. Além disso, no ano passado, o Brasil demonstrou um crescimento de 12,6%, demonstrando a melhor performance dos últimos 3 anos no período, isto indica que o setor não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico como mostra claros sinais de crescimento. A base de dados bem como a projeção são frutos da Pesquisa Desempenho do Franchising Brasileiro em 2022, realizada pela Associação Brasileira de Franchising.
“A partir desses dados, podemos observar que o franchising brasileiro segue num bom ritmo de crescimento e acredito que estamos apenas no começo do crescimento do sistema de franquias no Brasil”, afirma Mateus Azevedo, sócio fundador e responsável pelos projetos de franquias da Redde.
Ele explica ainda que o investimento neste modelo é ideal para aquele empreendedor que deseja ter um negócio, mas quer diminuir os diversos riscos de uma empresa, pois já estará comprando um modelo que foi validado pelo mercado em diversas regiões do país. Além disso, o franqueado tem acesso a todo um suporte diário, treinamentos, inovações que fazem ele estar um passo à frente da maioria das empresas do segmento.” completa.
Embora o tempo seja favorável, Mateus orienta os empreendedores que já têm seu negócio e desejam se tornar franqueados de uma rede de franquias a tomarem algumas precauções antes de bater o martelo.
“Primeiramente, deve ter paixão pelo negócio. Ao se tornar franqueado, precisa dedicar tempo na sua operação para que o resultado saia como esperado. Se não houver esta paixão, o empreendedor não se sentirá parte do negócio e só pensará no resultado financeiro no final do mês. Em seguida, deverá ser analisada a viabilidade financeira, necessidade de investimento e capital de giro. Nem sempre a empresa já é lucrativa nos primeiros meses. Por este motivo, é importante que o empreendedor possua capacidade de caixa para conseguir passar por períodos de resultados negativos”, pontua.
De negócio local à marca nacional
A maré está para peixe e não só para quem deseja investir em franquia, mas também para as empresas que desejam expandir o seu negócio. Aqueles empreendedores que sabem do potencial que seu negócio tem para crescer e que têm um forte diferencial competitivo, o momento é agora. Mas, claro, é preciso ter cautela antes de tomar essa decisão.
Referência em soluções de gestão e expansão para micro e pequenas empresas, a Redde aponta que antes de tudo é muito importante conhecer bem o seu negócio e o que é franchising. Não basta ter potencial de crescimento e diferencial, é preciso saber como usá-lo ao seu favor para crescer do jeito certo.
Entre os passos primordiais estão a definição e validação do modelo de negócio para garantir que seja viável e sustentável a longo prazo. Para isso, será necessário realizar uma análise de franqueabilidade.
“Este estudo tem como objetivo avaliar se a empresa já possui maturidade suficiente para expandir no modelo de franquias, e também identificamos oportunidades ligadas ao aumento de eficiência operacional, crescimento das vendas e transformação digital”, esclarece Mateus Azevedo.
Feito isso e uma vez que o empresário enxerga a viabilidade do seu projeto, poderá então avançar nos próximos passos do projeto para dar início a todo o processo para franquear sua empresa.
Foi assim que aconteceu com a Bolaria Rafaela Fontes, que em 2022 possuía uma unidade própria e atualmente a rede possui 04 unidades e está em processo de implantação e venda de outras unidades.
“Ela está no nosso portfólio como um case de sucesso na formatação de franquia. A empresária Rafaela Fontes já conhecia o trabalho da Redde e decidiu iniciar conosco a formatação da franquia no primeiro trimestre de 2022. Desde os primeiros passos, nós percebemos o empenho da empreendedora e, sobretudo, o potencial de expansão do negócio. Mais do que seguir corretamente as etapas, Rafaela soube aproveitar muito bem a consultoria e as oportunidades do mercado”, contou Mateus Azevedo.