Quem pretende ter um negócio que cresce precisa, primeiro, ter uma equipe e, depois, aprender, imprescindivelmente, a delegar funções.
É comum nas consultorias que realizamos, que o cliente tenha uma rotina de trabalho exaustiva e com uma equipe que precisa ser acompanhada na execução do seu trabalho.
A rotina do empresário acaba sendo focada em atividades que podem ser realizadas por outras pessoas. Porém, a dificuldade de delegar é muito comum.
Por que delegar é tão importante?
A centralização do trabalho pode estar relacionada ao fato da pessoa que executa um trabalho na empresa não está adequada a essa função.
Dessa maneira, ele pode até ser um bom colaborador, mas, se não estiver treinado e não possuir as características necessárias para a função, não será possível “confiar” no seu trabalho.
É perceptível que, as empresas que possuem empresários e/ou líderes que sabem delegar tarefas, possuem um ganho de receita maior que empresas que não o fazem. É muito difícil crescer sem ter tempo para gerir.
O papel do líder, em uma empresa é, além de tantos outros, fazer os colaboradores questionarem e pensarem em soluções caso algo saia diferente do programado.
Assim, uma equipe bem treinada sabe executar os processos com qualidade. Da mesma forma, uma equipe bem liderada saberá lidar em situações de conflito.
Como começar a delegar suas funções
Para ser possível delegar funções os colaboradores precisam ser gestores de suas tarefas.
Por exemplo, em um time de futebol cada jogador tem uma função dentro de campo. Cada um sabe o posicionamento que deve estar, treina até executar bem a função da sua posição.
Consequentemente, um bom jogador, também, deve saber o que fazer quando nem tudo sai como o planejado. Exemplo: A função do goleiro é ficar na pequena área afim de evitar que o time adversário faça um gol, mas quando ele avalia que há necessidade de um suporte da área de ataque, ele sai de sua área para resolver uma situação que possa está difícil.
Da mesma forma, em uma empresa o líder é fundamental para se certificar que sua equipe está bem treinada, e, principalmente que seus colaboradores terão a capacidade de avaliar a necessidade de tomar decisão para garantir que o serviço ou a produção de seu produto seja realizado de forma a não perder a qualidade.
Assim, percebemos que delegar funções é muito mais do que apenas tirar a sobre carga de trabalho do empresário. É garantir a qualidade na execução do atendimento aos seus clientes, mesmo sem a sua presença.
Os desafios de delegar tarefas
É difícil delegar funções, porque muitos empresários são centralizadores, confiam somente em seu trabalho, sabem se fizerem vão garantir a qualidade do seu atendimento.
Mas como é possível ver a sua empresa crescer? Se você não consegue sair de dentro dela para conhecer as mudanças do setor que você empreende. Se você não consegue parar para analisar os resultados da sua empresa. Se você não consegue se qualificar para empreender melhor. Se você não inova.
“O primeiro passo rumo ao sucesso é dado quando você se recusa a ser um refém do ambiente que se encontra” (Mark Caine)
Portanto, a forma mais segura de descentralizar, é ter a garantia que sua equipe está preparada para assumir responsabilidades, que o negócio tem pessoas que dominam os processos e que o empresário tenha o controle das atividades.
Um negócio que é bem controlado, mesmo com a ausência do dono é possível.