Profissionais Liberais Precisam De Processos De Negócio?

Profissionais Liberais Precisam De Processos De Negócio?

 

Faz parte do imaginário comum pensar em processos de negócios como necessários apenas para empresas maiores, com operações mais complexas. Isso é um equívoco! Mesmo profissionais liberais, até as “empresas de uma pessoa só”, precisam ter processos de negócio definidos. Confira abaixo o porquê!

 

Profissionais Liberais Precisam De Processos De Negócio?
Mesmo profissionais liberais precisam de processos de negócio.

 

Segundo dados de 2021 do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o Brasil conta com mais de 12 milhões de empresários individuais ativos, incluídos os microempreendedores individuais (MEI), sendo essa última categoria responsável por 57,4% dos negócios ativos no país. Ou seja, muito da riqueza que circula na economia brasileira passa por uma infinidade de pessoas que empreendem nas mais diversas áreas como empresários e empresárias individuais. 

Muitas vezes a iniciativa de abrir um negócio está associada a alguma paixão ou afinidade, seja pela área de formação, como uma advogada que abriu seu escritório, seja por alguma experiência ou domínio por determinada área, como um confeiteiro que perdeu emprego numa padaria e resolveu abrir uma pequena doceria. 

Quando o sonho do profissional liberal de empreender vira um pesadelo

Seja por vontade ou pura necessidade, a abertura de um negócio estará invariavelmente associada a uma paixão ou área de domínio. E é certo que todas as pessoas que empreendem têm o desejo de crescer com seus negócios, mas é justamente nessa fase que o sonho costuma virar pesadelo.

O negócio que antes frequentava a mente como um sonho libertador, passa a escravizar a pessoa que o transformou em realidade: hora para chegar, mas nenhuma para sair, estresse, sentimento de perda de controle do negócio, prejuízos, sensação de culpa, e uma série de outros sintomas de que algo não vai bem, começam a invadir a vida da pessoa que resolveu empreender. 

É nesse contexto que muitas pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, passam a perder o prazer em trabalhar naquilo que gostam de fazer, porque as demandas da empresa em crescimento sufocam o lado criativo, analítico, enfim, o suprassumo da profissão. 

Crescendo da forma certa

Nem todo processo de crescimento precisa ser sufocante para os profissionais liberais. Quando a demanda é crescente e já não é mais possível dar conta do negócio sendo uma única pessoa a fazer tudo, pensa-se logo em contratar pessoas para auxiliarem e ajudarem no alívio da carga de trabalho.

Mas antes de ir por esse caminho, o ideal é trabalhar primeiramente nos processos do negócio. Mesmo profissionais liberais precisam de processos de negócio! 

Ao mapear os processos do negócio a pessoa que empreendeu tem a oportunidade de avaliar, junto aos consultores especialistas na área, as oportunidades de melhoria e verificar as atividades que estão atrapalhando o fluxo de trabalho. Além disso, a consultoria de processos colabora com a otimização dos fluxos de trabalho, eliminando fragilidades, retrabalhos, desperdícios e, sobretudo, criando mecanismos que possibilitam o controle do negócio a partir de indicadores de desempenho. 

Com processos mapeados, formalizados e otimizados, fica muito mais fácil e seguro contratar pessoas para auxiliarem o negócio, afinal, elas saberão exatamente como deve ser feita uma determinada tarefa, garantindo um trabalho melhor por um lado, e maior controle do negócio por outro.

Com informações gerenciais sendo geradas para os profissionais, fica muito mais fácil lidar com as questões do dia a dia do negócio, além disso, identificar erros na operação também se torna mais fácil, pois qualquer desvio nos processos pode ser facilmente identificável.

Ou seja, priorizando os processos do negócio, o profissional liberal poderá fazer a contratação de alguma pessoa para auxiliar na empresa de forma muito mais segura, evitando as situações do tipo em que “é só mais uma pessoa para trabalhar no caos”. Com processos mapeados e otimizados, não há caos.

 

Foco no que é essencial 

Conforme mencionado anteriormente, profissionais liberais são pessoas naturalmente empreendedoras, que certamente têm muita experiência e paixão pelo que fazem. No entanto, ter em mente a importância dos processos de negócio é de vital importância para que as demandas burocráticas de um negócio não sufoquem o brilho da atividade-fim dele. 

Nesse sentido, ao sentir que o negócio está tomando forma, crescendo, cabe às pessoas que empreenderam em suas áreas de afinidade contarem com o suporte de uma consultoria Especializada em Processos para que estes sejam mapeados e otimizados visando o crescimento sustentável da empresa, de forma que aquele ou aquela que empreendeu, possa continuar sentindo paixão pelo que faz, sem prejudicar o lado empresarial do negócio. 

 

Rossano Varela Consultor Pleno da Redde

Compartilhe nas redes sociais:

Veja também: