Vantagens e desafios de cada modelo de expansão de franquia

Vantagens e desafios de cada modelo de expansão de franquia

 

Caso o crescimento do seu negócio esteja nos seus planos, o modelo de franquia é uma excelente opção para realizar essa expansão.

Mas, para que você alcance esse objetivo, os clientes precisam perceber o valor do seu produto ou serviço, fazendo com que sua marca tenha este sucesso.

Um dos principais fatores que fará com que a sua empresa alcance as metas que foram elaboradas no plano de expansão está na escolha do modelo de expansão ideal para o seu negócio

Cada modelo tem características singulares que fazem toda a diferença no dia a dia da rede, potencial de expansão e relacionamento com os franqueados.

Logo abaixo listamos 5 modelos de expansão que você pode escolher para nortear a empresa nos próximos anos:

 

Vantagens e desafios de cada modelo de expansão de franquia
Conhecendo as vantagens e desafios de cada modelo de franquias você pode escolher a melhor forma de expandir seu negócio.

 

Franquias unitárias

Neste modelo de expansão, o franqueador assina o contrato de franquia diretamente com cada franqueado e mantém relação direta com os franqueados em todas as atividades, como por exemplo: Seleção; Treinamento; Comunicação interna; Prospecção; Negociação; Consultoria de campo e Gestão da rede.

 

Vantagens deste modelo de expansão:

  1. Controle sobre a expansão;
  2. Controle na transmissão de know-how;
  3. Proteção aos “segredos” do negócio.

 

Principais desafios:

  1. Velocidade da expansão é limitada;
  2. Conhecimentos culturais e regionais específicos;
  3. Adequação da franquia a mercados regionais.

 

Franquias regionais

 

O franqueador assina um contrato de franquia diretamente com o franqueado para cada unidade aberta na região. Há um acordo documental sobre o número de franquias que aquela região comporta e que este franqueado regional abrirá ao longo de um período.

Não é permitido sub franquear, o franqueado regional é que deve abrir as unidades combinadas. Da mesma maneira, o franqueador mantém relação direta com o franqueado regional. O franqueado regional é classificado também como um multifranqueado, pois possui diversas operações da marca.

 

Quais as principais vantagens?

  1. Escala de conversão;
  2. Velocidade na implantação;
  3. Experiência na operação.

 

Quais os desafios?

  1. Concentração de várias operações com um único franqueado;
  2. Suporte operacional diferenciado para este perfil de empresário;
  3. Necessidade de um operador para cada cliente.

 

Master franqueado

 

Este modelo é bastante conhecido no mercado de franchising. O franqueador assina um contrato de franquia com o master franqueado, que é responsável por: Prospecção; Seleção; Treinamento; Suporte/Consultoria de campo; Comunicação interna da rede; Controles e fiscalização das unidades de seu território.

O master franqueado, geralmente tem metas de abertura de unidades próprias e/ou subfranqueadas em um determinado período em seu território de atuação.

 

Principais vantagens deste modelo:

  1. O Franqueado Master assume custos de estudos de potencial, prospecção e seleção, treinamento e suporte;
  2. Redução do risco financeiro em regiões/países distantes;
  3. Maior velocidade no processo de expansão;
  4. Contato direto com os subfranqueados;
  5. Assume investimentos que caberiam ao franqueador;
  6. Maior conhecimento do mercado local.

 

Principais desafios deste modelo:

  1. Encontrar um Master Franqueado com o perfil, características adequadas, disponibilidade financeira e idoneidade;
  2. Muito poder conferido ao Master Franqueado;
  3. Risco de crescimento do mercado em ritmo diferente do previsto em contrato;
  4. Perda de padronização, queda de qualidade e prejuízo à imagem;
  5. Maior risco de quebra de sigilo;
  6. Confronto e concorrência futura com o franqueador.

 

Desenvolvimento de área

 

O franqueado desenvolvedor de área, tem um território de atuação definido e nele pode abrir suas unidades e vender novas unidades para outros franqueados.

O franqueado assina com o franqueador um contrato de desenvolvimento de área com o desenvolvedor que também é um franqueado.

É assinado um contrato de franquia individual para cada unidade própria que abrir entre o novo franqueado e o franqueador. O franqueado desenvolvedor de área não tem direito de sub franquear, ele é o responsável por: prospecção e venda da nova franquia; treinamento; supervisão/consultoria de campo e comunicação com a rede e o mercado.

 

Quais as vantagens?

  1. Franqueado assume total/parcialmente custos de treinamento, consultoria e comunicação a partir da 2ª unidade;
  2. Franqueador detém total controle sobre a concessão de franquias;
  3. Franqueado possui total controle sobre as unidades na área de atuação;
  4. Diferentes franqueados podem desenvolver várias áreas simultaneamente;
  5. Expansão “garantida” em contrato.

 

Quais os desafios?

  1. Dificuldade em encontrar perfil adequado com disponibilidade financeira e
    idoneidade;
  2. Conflitos com franqueador e maior poder de pressão do franqueado;
  3. Rompimento e concorrência com o franqueador;
  4. Crescimento do potencial da área acima da expansão prevista;
  5. Maior dependência do franqueador em relação ao franqueado por Desempenho abaixo do esperado e litígio ou rescisão.

 

Franquia por conversão

 

Resumidamente, este modelo se dá através da conversão de lojas independentes em franqueadas.

Empresários que tem operações independentes no mesmo ramo de atuação da franquia e são considerados como “concorrentes de bandeira branca”, são convidados a conhecer o modelo de negócios, passar pelo processo de seleção e se estiver tudo de acordo, tornar-se um franqueado da marca e converter sua operação em uma franquia, atendendo a todos os padrões e normas.

 

Vantagens:

  1. Experiência no negócio;
  2. Pontos comerciais;
  3. Carteira de clientes;
  4. Identidade com o ramo/segmento;
  5. Redução da curva de aprendizado;
  6. Agilidade na expansão.

 

Desafios:

  1. Vícios na gestão do negócio;
  2. Histórico de resultados;
  3. Aspectos jurídicos;
  4. Solvência da empresa;
  5. Avaliação geral financeira;
  6. Cultura organizacional.

Como escolher o melhor modelo de expansão de franquia?

A escolha de um modelo de franquia depende muito do seu modelo de negócio. Analise as vantagens e desvantagens de cada tipo de franquia e pense com cuidado em qual será o modelo de expansão ideal para a sua empresa.

Antes de tomar qualquer decisão, o ideal é que você procure uma consultoria especializada em franquias e converse com um profissional. Ele poderá fazer um estudo de viabilidade e tirar todas as suas dúvidas.

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