Do lado esquerdo cinco lâmpadas apagadas e do lado direito uma lâmpada acessa

Dicas para Identificar seus Diferenciais Competitivos

Concorrência é bem-vinda em qualquer economia moderna do mundo, mas para sua empresa estar à frente das demais, é preciso pensar nos diferenciais competitivos dela

Que o mercado é competitivo todos já sabem, ou pelo menos, já sentiram isso. 

Qualquer pessoa que se propõe a empreender, deve esperar ações da concorrência, que cedo ou tarde, vão causar algum incômodo. É por isso que as empresas devem trabalhar seus diferenciais competitivos.

O que são diferenciais competitivos?

Um grupo de pessoas onde uma possui o diferencial competitivo de estar de uma cor diferente, a cor amarela.
Como sua empresa se destaca no meio dos seus concorrentes?

 

Se você nunca ouviu falar nesse termo, não se preocupe.

É simples: para ganhar destaque no seu segmento, uma empresa deve buscar diferenciais, ou seja, características que a tornem única perante os seus clientes. Isso pode ser traduzido em produtos exclusivos, atendimento diferenciado, entre muitas outras possibilidades.

Porém, um alerta precisa ser dado: se sua empresa não possui processos mapeados, formalizados e aplicados no dia a dia do negócio, será muito difícil sustentar diferenciais competitivos. 

O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Um exemplo disso é o atendimento ao cliente. Se a proatividade, a simpatia, a entrega de resultados para a empresa e a agilidade forem exclusivamente frutos da vontade do colaborador, no dia que ele sair do negócio, essas características vão junto com ele. 

É preciso ter processos voltados para a experiência do cliente, além de treinamentos em cima desses processos, para que as qualidades no atendimento sejam características do seu negócio e não do funcionário A ou funcionária B. Assim, caso alguma dessas pessoas vá embora, a qualidade no atendimento continuará seguindo o padrão estabelecido na empresa.

Mas não para por aí. No cenário altamente competitivo em que a maioria das empresas se encontra, é preciso ter algumas bandeiras sempre levantadas. Por exemplo, comunicação eficiente com os clientes, agilidade na entrega do serviço e/ou produto, qualidade na execução e pós-venda atuante, isso só para citar algumas. 

Esse nível de entrega para o cliente requer processos mapeados, formalizados e aplicados cotidianamente, com pessoas aptas na execução e outras na supervisão, para garantir o cumprimento deles.

A gestão e a operação podem sufocar os diferenciais competitivos

Do contrário, sem processos mapeados, a empresa, e as pessoas que dela fazem parte, trabalham como se sempre houvesse um nevoeiro. Isso gera alta carga de trabalho, muita incidência de erros e retrabalhos, prejuízos e desperdícios, além de muito estresse para quem é dono ou dona do negócio. 

Nesse cenário, é impossível para o gestor ou gestora pensar em diferenciais competitivos. Afinal, a empresa está enforcada na própria operação. E se nada for feito, a concorrência, cedo ou tarde, irá avançar e se sobressair em algum aspecto. 

Infelizmente muitos negócios ainda operam com os mesmos métodos e estratégias de quando eram pequenos, ou pertencentes ao cenário econômico de outras décadas. 

As famosas frases “não se mexe em time que está ganhando” ou “sempre fiz assim e sempre deu certo, por que devo fazer diferente?” já não fazem sentido na realidade atual, de muitas mudanças repentinas e que exigem respostas rápidas das empresas e seus integrantes. 

Diferenciais competitivos são construídos no dia-a-dia

Logo, é necessário pensar em diferenciais competitivos, qualidades que merecem ser trabalhadas e destacadas para os clientes. Mais do que isso: aplicar esses diferenciais no cotidiano do negócio, de forma a criar uma cultura tanto para os colaboradores quanto para os clientes.  

Mas isso deve ser feito com base em processos mapeados, formalizados e aplicados, de forma que essas qualidades sejam incorporadas à essência do negócio. 

 

Rossano Varela Consultor Pleno da Redde

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