Liderança e processos de negócio: uma combinação produtiva

 

Exercer um papel de liderança não é fácil, e ser líder sem a base que processos de negócio proporcionam pode ser ainda mais penoso. Confira abaixo o porquê da união entre liderança e gestão baseada em processos ser produtiva para qualquer negócio.

Existem muitas características que marcam uma boa liderança dentro de um negócio, mas uma das principais, nem sempre evidenciada, no entanto, é a capacidade de gerar resultados. Boa comunicação, empatia, autoridade, pensamento estratégico e muitas outras qualidades são fundamentais numa liderança.

Mas, além disso, os resultados precisam aparecer, e para que eles possam ser medidos, não há uma alternativa que não passe pelos processos do negócio.

 

Liderar sem processos sai caro!

A liderança passa obrigatoriamente pela gestão das pessoas de um negócio. Falando em pessoas, muitas vezes o líder pode cair no campo da subjetividade ao avaliar uma pessoa ou indicar algum ponto de melhoria. Por exemplo: um líder fala o seguinte para uma pessoa liderada: “Fulano, você precisa melhorar seu rendimento no trabalho. Posso contar com seu esforço?”. 

A frase acima pode indicar uma liderança paciente, atenta, interessada no sucesso da pessoa liderada. O problema é que ela cai justamente no fator subjetividade, ou seja, como essa liderança irá medir a evolução dessa pessoa liderada, e ainda, como essa pessoa poderá medir seu desempenho? O que significa “melhorar o rendimento no trabalho”? Em quais parâmetros a liderança e a pessoa liderada irão se basear?

Não havendo um processo para as atividades, com o estabelecimento de indicadores de desempenho, ficará muito difícil para ambos medirem uma evolução baseada em fatos. E quando há ausência de dados, fatos, bate a insegurança, e a insegurança leva a inércia.

Inércia essa que faz com que muitas empresas mantenham lideranças que pensam que estão liderando, e colaboradores que não sabem – e se sabem, não se importam – com qualquer medida do próprio desempenho.

Não havendo processos definidos, uma coisa é certa: a empresa estará com algum gargalo que leva a desperdícios e prejuízos, além de muito estresse para todas as pessoas, logo, um preço muito alto a ser pago cotidianamente.

 

Contar com processos formalizados no negócio ajuda a liderar o seu time

Por que as lideranças devem investir em processos de negócio?

Além de vários benefícios oriundos de um trabalho de mapeamento e melhoria de processos de negócio, as lideranças de um negócio, ao se depararem com um processo estabelecido e otimizado, têm em mãos parâmetros e dados, ou seja, fatos.

De posse de fatos fica muito mais fácil estabelecer metas para o desempenho das pessoas lideradas, e com base nessa meta, realizar os ajustes e dar o suporte necessário para o alcance daquilo que ficou definido. 

Por exemplo: uma liderança fala a uma pessoa liderada: Fulana, precisamos que você apresente uma acuracidade no processo X superior a 95%, e para tal indico que você siga rigorosamente o processo estabelecido, o que será mais fácil utilizando a ferramenta Y todos os dias”.  Logo, temos uma meta mensurável, atingível e a liderança deixa isso claro, indicando uma ferramenta que facilitará o alcance da meta.

O exemplo acima, embora simples e generalista, consegue trazer tanto a liderança quanto a pessoa liderança para o campo daquilo que é possível de ser feito e medido, logo gerenciado. Diferentemente de uma orientação vaga baseada apenas no comportamento.

 

Processos dão clareza para as lideranças

Uma empresa que possui processos estabelecidos, formalizados e otimizados para seus objetivos dá condições de suas lideranças enxergarem-na de um ponto de vista macro, de todo o negócio. Partindo desse ângulo macro, fica muito mais fácil partir para as ações do micro. 

Além disso, processos padronizam atividades, logo, qualquer intercorrência, como uma falha ou quebra de processo promovida por alguma pessoa, é fácil e rapidamente identificada, levando a liderança a orientar a pessoa com suporte factual, técnico, imparcial, baseado na razão, ao invés de fatores subjetivos.

Portanto, líderes que desejam aprimorar continuamente seus métodos de liderança, além de fatores comportamentais, que são de absoluta importância, devem considerar também a importância de contar com processos formalizados no negócio, de forma a viabilizar aspectos práticos inerentes à liderança. Dessa união, entre liderança e processos, surgem resultados implacáveis.  

 

Rossano Varela Consultor Pleno da Redde

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